Saturday, April 21, 2012

Pré - Carnaval

É Carnaval, e posso garantir que ninguém sabe o que é o carnaval senão os brasileiros, senão os cariocas...

A festa começa com o pré-carnaval, com os ensaios dos blocos (levados muito a sério), e outras actividades que se estendem pelo menos um mês antes do dito cujo.
Agora imaginem-se em pleno mês de Janeiro (mentira, era no ÍNICIO do mês, dia 6) e começa já a "Abertura Não Oficial do Carnaval"... quer dizer, esta gente não brinca em serviço! Ainda no rescaldo do Natal e da melhor passagem de ano do mundo, e já começam dois meses de festividades carnavalescas.
Fomos para a Praça XV, e andámos no meio de ruas apertadas, junto às bandas dos Blocos que não foram seleccionados para o Carnaval. Foi muito engraçado porque estávamos quase dentro da banda, onde se ia juntando qualquer mafarreco que tivesse um instrumento na mão! Mas dava para apreciar o engenho dos "maestros" que com um apito na boca e alguns gestos básicos ia organizando aquela desorganização musical! Apercebi-me quão gringa sou, quando toda a gente à minha volta começa a cantar músicas do início ao fim, e eu: zero! Tudo de braços no ar, a inspirar aquela paixão contagiante pela festa só por si - refiro-me obviamente ao conceito de "festa", e não àquela festa especifica.

No final desse dia, acabámos debaixo do viaduto, a ouvir um bloco que tocava músicas de rock (e outros), como Beatles, Elvis, Nirvana, e, mais surpreendente, a música do Rei Leão: "in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight...." (sing along!) Foi surreal fazer parte de um maranhal de gente debaixo de um viaduto (a acústica era fabulosa) a rodear meia dúzia de músicos com os mais variados instrumentos, tudo aos saltos e a gritar "Áaaauuuuuuuuuuuuuuu-ú-u...ahu-i-a-mân-máuêêê". Nice!

No comments: